Laser de Nd:Yag

Laser de Nd:Yag para remoção de tatuagem é obtido através de um composto de cristal de ítrio-alumínio-granada dopado com 3% de neodímio, do inglês neodymium-doped yttrium aluminium garnet. O meio ativo do laser possibilita comprimentos de onda de até 1064 nanômetros, o que juntamente com o recurso Q-switched imprime alta potência em pulsos de nanosegundos em camadas profundas da pele.

O objetivo do laser de Nd:Yag é fragmentar os pigmentos que formam a tinta da tatuagem tornando possível a fagocitose. A suavização do desenho requer a combinação de uma série de tecnologias para uma ação satisfatória com o mínimo de agressão à pele. O princípio básico é a fototermólise seletiva, que permite a ação pontual do laser nos pigmentos, reduzindo danos às estruturas adjacentes. Utilizando diferentes comprimentos de onda é possível não apenas diminuir a agressão à pele, mas também remover tatuagens coloridas.

A fototermólise seletiva depende essencialmente da definição do comprimento de onda, que varia entre 1064 e 532 nn. O Nd:YAG é muito eficiente para clarear as seguintes cores: marrom, vermelho, laranja, azul, roxo e preto. Sendo as cores amarela, verde e branca mais resistentes. Alvos relativamente complexos como as cores claras recebem ainda um tratamento específico de acordo com uma série de configurações, tais como os ajustes de potência do laser, duração do pulso, tamanho do ponto e densidade de energia (fluência).

Equipado com Q-switched o aparelho emite pulsos na faixa entre 5 e 10 nanosegundos com uma fluência que varia de 0,3 a 2,0 Joules por pulso, o que significa um pico de potência de até 200 megawatts. A alta potência só é possível graças aos pulsos de curta duração, do contrário o laser provocaria queimaduras e não teria ação profunda significativa.

Para entregar toda essa energia de forma segura e com o mínimo de dispersão, foi condensado no aparelho um sistema de transmissão do laser que reduz as chances de efeitos indesejáveis na pele por desalinhamento dos espelhos. Esse sistema de entrega direta dos feixes de luz também diminui a perda de energia. Com o novo sistema limitado as dimensões do aparelho, a maioria dos controles ficam disponíveis ao alcance dos dedos do médico, o que facilita a alteração das definições do laser, como tamanho do ponto e comprimento de onda mais rapidamente.

O novo sistema de espelhos condensado dentro do aparelho emite reais 532 nm de comprimento de onda ao invés de produzir um corte na metade dos 1064 nm fundamentais. A aplicação do laser no local exato é possível graças a um recurso que ilumina a pele durante o intervalo de cada pulso.

A combinação dos recursos em uma única tecnologia possibilitou a aprovação da marca do Laser de Nd:Yag para remoção de tatuagem pela ANVISA, o que significa risco reduzido quando aplicado por médico segundo as normas ISO 9001:2008. Saiba mais sobre remoção de tatuagem.

Related posts